terça-feira, 2 de agosto de 2011

Serão com Zetho Cunha Gonçalves e Abdulai Sila

O Serão Literário volta das férias trazendo, com o apoio das Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e do Instituto do Livro de Ribeirão Preto, Zetho Cunha Gonçalves e Abdulai Sila, dois dos mais destacados autores africanos de língua portuguesa.
Zetho Cunha Golçalves lançará A Caçada Real e Brincando Não Tem Macaco Troglodita (Matrix), e Abdulai Sila lançará A Última Tragédia (Pallas Editora).
Gonçalves é de Huambo, planalto central de Angola. Poeta, escritor de livros infantojuvenis, colabora com jornais e revistas de Angola, Moçambique, Portugal, Brasil e Espanha. Tem publicados Exercício de escrita (1979); O incêndio do fogo (1983); O vôo da serpente (edição manuscrita, 12 exemplares, com quatro desenhos originais do autor, 1998); A palavra exuberante (2004). Pela Língua Geral, Rio de Janeiro, publicou Debaixo do arco-íris não passa ninguém.
Sila (pronuncia-se Silá) nasceu em Catió, Guiné, em 1958. Participou das “brigadas de alfabetização”, sob a orientação de Paulo Freire. Formado em Engenharia Eletrotécnica (Universidade de Dresden, Alemanha), também economista e investigador social, é autor de Eterna Paixão (1994), o primeiro romance escrito no país, ao qual se seguiram A Última Tragédia (1995) e Mistida (1997). Co-fundador da Kusimon (“Ku Si Mon”, em kriol, significa “com suas próprias mãos”), primeira editora privada do país, que veicula suas obras e resgata textos da tradição oral guineense. Co-fundador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas e da revista cultural Tcholona, órgãos pelos quais vem publicando extensa obra ensaística. Primeiro autor guineense a escrever uma peça de teatro, “As Orações de Mansata” (2007) – versão africana de “Macbeth”, de Shakespeare –, Sila se prepara, com o músico José Manuel Fortes, para ser também o pioneiro da ópera no país.
Será uma belíssima conversa, não?

Abaixo, links com mais informações sobre nossos convidados:

Sobre Zetho Cunha Gonçalves:

 Sobre Abdulai Sila:

 Serão Literário com Zetho Cunha Gonçalves e Abdulai Sila:
Excepcionalmente, terça, 09 de agosto, às 20h, no Anfiteatro A da Faculdade de Ciências e Letras. Compareça! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário